A osteoporose é a única doença que causa perda de massa óssea?

A osteoporose consiste na perda de massa óssea e, por isso, sempre que alguém detecta esta perda em exames, é comum haver, imediatamente, associação do quadro com a doença. No entanto, a perda de massa óssea não ocorre apenas com a osteoporose. Outras doenças e deficiências que acometem a parte osteoarticular podem provocar o mesmo sintoma.

Causas de perda de massa óssea além da osteoporose

“Outras condições podem causar a perda de massa óssea, além da osteoporose. Osteomalácia, deficiências estrogênica, de cálcio e vitamina D, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo e doenças inflamatórias/neoplasias são alguns exemplos relevantes”, informa o geriatra Ricardo Komatsu.

Portanto, não manter hábitos saudáveis pode ser suficiente para comprometer a densidade mineral óssea de um indivíduo. Tendo em vista a importância do cálcio e da vitamina D para a saúde óssea, por exemplo, pode-se afirmar que a falta de exposição solar e de ingestão de fontes alimentares ricas em ambos os nutrientes é capaz de gerar perda importante de massa óssea.

Cuidados para evitar perda de massa óssea

Além do consumo adequado de nutrientes, a manutenção da saúde óssea depende de outras medidas, como praticar alguma atividade física regularmente e evitar fumar e ingerir bebida alcoólica em excesso. Quando estes hábitos saudáveis simples são colocados em prática no dia a dia, no longo prazo você percebe benefícios não só na parte óssea mas na saúde geral do organismo.

Quando a perda de massa óssea é, realmente, consequência de um quadro de osteoporose, é fundamental adotar o tratamento medicamentoso, pois somente assim o paciente consegue frear a queda gradativa dos níveis de densidade mineral óssea. O paciente com osteoporose também precisa evitar ao máximo sofrer quedas, pois mesmo um tombo leve pode ser suficiente para provocar fraturas.