A osteoporose é uma doença muito comum em pessoas idosas, pois o envelhecimento é um dos principais fatores para a manifestação da doença. Dentre os sintomas percebidos nos pacientes de idade avançada, a diminuição da estatura chama atenção. Mesmo assim, isso não está associado apenas à osteoporose.
“A diminuição da estatura em idosos nem sempre é causada pela osteoporose, porque tal alteração também pode ser resultado da perda óssea média anual que ocorre naturalmente ao longo da vida com todas as pessoas”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu. Por mais que a doença seja muito associada à terceira idade, este não é o único problema osteoarticular que acomete indivíduos mais velhos.
Porém, como a perda de massa óssea é mais acentuada em um quadro de osteoporose, quem tem a doença corre mais risco de sofrer com o problema da diminuição da estatura. “Na osteoporose, a perda óssea média ao ano é mais acelerada, afetando a estatura de forma mais nítida à medição e percepção”, explica o especialista.
Para evitar este e outros problemas relacionados à osteoporose ou outros problemas osteoarticulares, basta adotar hábitos benéficos à saúde óssea. Alguns exemplos: garantir o consumo adequado de nutrientes fundamentais aos ossos – como cálcio e vitamina D (recorrendo a suplementos, se necessário) – praticar atividade física regularmente, não fumar e evitar ingerir bebida alcoólica em excesso.
Quando o paciente, de fato, sofre com osteoporose e precisa de tratamento, é recomendado o uso de medicamento específico capaz de desacelerar o processo de perda de massa óssea, com o intuito de preservar a integridade dos ossos. Dessa forma, diminui-se o risco dos ossos se deteriorarem a ponto de resultarem na diminuição da estatura do paciente.