A produção de colágeno diminui com a idade? Por quê?

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo por ser a estrutura básica para a formação dos mais diversos órgãos e a base de sustentação das células, correspondendo a cerca de 33% de todas as proteínas produzidas pelo organismo. No entanto, apesar de sua importância, a produção do colágeno sofre uma significativa redução com o passar dos anos, como consequência do envelhecimento.

Hormônios sexuais contribuem para queda na produção de colágeno 

“Acredita-se que o corpo perde em torno de 1% do colágeno a partir dos 30 anos e, após os 50, acredita-se que sua produção gira em torno de 35% a 40% do total”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli. Parte da culpa está nos hormônios sexuais, como explica o médico: “A produção dos hormônios sexuais diminui e isso reduz a produção das células que sintetizam o colágeno”.

Outros fatores envolvidos na queda do montante de colágeno disponível no corpo são o tabagismo e a exposição excessiva ao sol. Entretanto, não é apenas a quantidade que o organismo perde. Até mesmo a qualidade é prejudicada. “Além de ter uma diminuição na sua síntese, o colágeno também perde a força de sustentação com o tempo”, destaca o profissional.

Falta de colágeno pode piorar doenças articulares

É importante ficar atento a essa queda na produção do colágeno e até consultar um especialista preventivamente porque a falta da proteína pode facilitar o desenvolvimento de algumas doenças osteoarticulares e até piorá-las. Uma delas é a osteoartrite, condição que provoca a inflamação e o inchaço da articulação e pode reduzir a mobilidade do corpo.

De acordo com Dr. Raffaelli, é possível conseguir melhorias no colágeno evitando fumar cigarro e a exposição exagerada ao sol, principalmente entre as 10 e 16 horas. O médico lembra ainda que a reposição da proteína, por meio da suplementação indicada por um profissional, tem demonstrado ser uma boa aliada na preservação da saúde das articulações.