Osteoartrite: O que fazer durante uma crise de dor aguda?

Como a osteoartrite é uma doença crônica, exige que o paciente se submeta ao tratamento adequado de forma contínua, sem previsão de término. Quando esse tratamento é realizado de forma disciplinada, a tendência é que o paciente fique bem e leve uma vida normal. Porém, é possível que ocorram, ocasionalmente, crises, que são períodos em que os sintomas ficam mais acentuados (no caso da osteoartrite, a dor nas articulações).

Medidas indicadas para controlar a dor aguda da osteoartrite

“Em casos de dor aguda, indica-se o descanso articular por um período breve (varia de poucos minutos a algumas horas, dependendo do paciente). Isso garante um tempo para que a articulação se recupere. Mesmo assim, não se deve prolongar demais o descanso, já que isso pode gerar enfraquecimento da musculatura envolvida na estabilidade articular, com consequente piora da doença”, informa o reumatologista Sérgio Nunes.

O especialista recomenda ainda colocar gelo – nos casos em que a articulação esteja inchada – e/ou calor, para redução da dor. Realizando alternadamente gelo e calor, pode-se alcançar as propriedades benéficas de ambos. Quando há crises, são indicados medicamentos para redução da dor e/ou inflamação, menos aqueles com propriedades opióides.

“O uso isolado de analgésicos e anti-inflamatórios, sem a adoção de medidas adicionais, é frequentemente associado a falha de tratamento e insatisfação do paciente a longo prazo”, afirma o médico. Porém, vale ressaltar a importância do uso de medicação específica no tratamento contra osteoartrite, tendo em vista sua capacidade de retardar o processo de desgaste da cartilagem.

Cuidados a manter com o passar das crises

“Assim que a crise passar, volte à rotina habitual, com foco na perda de peso e exercícios de fortalecimento da musculatura”, orienta Nunes. Evitar o sobrepeso/obesidade é crucial no tratamento da osteoartrite, pois assim evita-se a sobrecarga nos ossos e articulações, já comprometidos pela deterioração da cartilagem (principal característica da doença). Nesse sentido, buscar uma alimentação mais saudável também ajuda bastante.