A osteoartrite, anteriormente chamada de artrose, é caracterizada pela destruição dos tecidos das articulações, principalmente, dos membros inferiores (quadril, joelhos e tornozelos), devido a, entre outros fatores, um estresse maior do peso corporal sob a região. O problema pode aparecer devido ao envelhecimento natural – degeneração da cartilagem ao longo dos anos – ou após traumas na área. “Estudos afirmam que a prática de exercícios físicos com peso, como musculação, é um método eficaz para sanar as dores”, afirma o ortopedista Marcos Britto.
O perigo do sedentarismo para quem tem osteoartrite
Segundo Britto, o sedentarismo está diretamente associado à dor causada pela osteoartrite. “Como a articulação está inflamada, enrijecida, é comum que, após horas dormindo, sentado ou um grande período de inatividade, a dor surja. Por isso, é normal que portadores sintam dores ao acordar, depois de uma sessão de cinema ou após um dia de trabalho, por exemplo”, explica.
Movimente-se para prevenir a osteoartrite!
A prática de atividades físicas é mais do que recomendada para prevenir as dores e recuperar a área lesionada. “De acordo com pesquisas, a musculação tem ação direta no processo de reabilitação da articulação, pois é comum portadores da doença apresentarem atrofia e fraqueza dos músculos ao redor da região doente, algo que apenas o exercício com pesos pode recuperar”, afirma.
O ortopedista indica também intercalar entre atividades aeróbicas e musculação. “Atividades de força vão fortalecer os músculos e proteger as articulações, enquanto as de resistência elevam o condicionamento físico. Manter-se em movimento é necessário!”, acrescenta.
Diminuir o peso sob as articulações também é indicado
Como explicado pelo médico, a doença surge, principalmente, nos membros inferiores. “Por isso, além da musculação, é indicado que o paciente perca de 5 a 10% do peso corporal, pois a diminuição do peso sob a área inflamada também ameniza as dores”, afirma, destacando que exercícios e dieta balanceada são hábitos que complementam o tratamento da osteoartrite. “De acordo com o grau da doença, é necessário ministrar medicamentos e, em certos casos, até a cirurgia é indicada”.
A importância da consulta médica com um ortopedista
De acordo com o médico, grande parte dos portadores de osteoartrite idosa, geralmente, com dificuldade de mobilidade. “Por isso, todo e qualquer tratamento deve ter um acompanhamento do especialista, que vai cuidar de cada caso em especial para que não ocorram problemas futuros”, alerta.
Dr. Marcos Britto é médico cirurgião, especializado em ortopedia, traumatologia e medicina do esporte. Para mais informações, consulte seu site: http://www.marcosbritto.com. CRM-RJ 52.53862-0