Dormir bem faz parte de uma vida saudável. Cada vez mais, a qualidade do sono tem se tornado prioridade na vida de muitas pessoas, elas têm buscado formas de dormir melhor e a Higiene do Sono proporciona essa possibilidade através da mudança de hábitos e adoção de uma nova rotina, buscando a melhor indução e qualidade do sono.
Higiene do Sono é o termo usado para designar um conjunto de regras e práticas que buscam preparar e treinar o organismo para que o horário de dormir seja sempre um momento agradável, prazeroso, relaxado e que proporcione um sono de qualidade que realmente descanse o nosso corpo.
A duração do sono noturno depende de muitos fatores, já que a necessidade de horas de sono varia de indivíduo para indivíduo. De forma geral, recomenda-se que os adultos tenham 8 horas de sono diárias, algumas pessoas conseguem ter uma rotina saudável com apenas 6 horas de sono por noite, enquanto outras precisam de 10 horas para enfrentar os desafios da rotina. É importante que cada um conheça as suas necessidades e limites referente ao número de horas de sono que lhe trará o descanso adequado.
Dormir é fundamental para o descanso do corpo e da mente. Durante o envelhecimento, o sono vai se modificando e, dependendo dos hábitos do cotidiano, pode se tornar mais leve e sua duração também se torna menor, na maioria dos casos. Algumas razões podem interferir na qualidade do sono da população idosa, como o aparecimento de problemas clínicos e psiquiátricos, sentir dor, assim como alguns medicamentos que também podem alterar o sono.
Os idosos dormem, em geral, mais cedo do que os outros adultos e chegam a apresentar mais de 7 horas consecutivas de sono de boa qualidade. Um idoso saudável pode apresentar cochilos durante o dia e a maior parte do sono concentrado à noite. Esse comportamento é normal e não deve ser visto como um problema de sono. O baixo repertório de atividades e o isolamento social, muitas vezes característicos da fase da aposentadoria, são características psicossociais que podem interferir na qualidade de sono. A presença de doenças de modo geral, incluindo a maior incidência de transtornos do sono, como a insônia e a apneia do sono, é um dos fatores responsáveis pelo declínio de um sono de boa qualidade entre os idosos.
O sono é algo natural, necessário e esperado pelo nosso organismo, por isso os bons hábitos geram qualidade de vida e refletem no nosso dia-a-dia. Dessa forma a higiene do sono se torna muito relevante na nossa rotina, nos proporcionando assim os benefícios de uma noite de sono satisfatória e revigorante.
Não há dúvidas de que uma boa noite de sono é revigorante para o nosso corpo, mas quais os benefícios em ter uma boa qualidade do sono?
Café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso devem ser evitados até cinco horas antes de dormir.