Para muitas pessoas, conseguir ter uma boa noite de sono é um grande desafio. Acordar durante a madrugada ou ainda demorar muito tempo para dormir são algumas das principais queixas ouvidas por especialistas. Se algo está errado, adotar certos hábitos ao longo do dia e até mesmo minutos antes de dormir podem fazer toda a diferença na qualidade do sono.
A alimentação é um dos fatores que exercem influência no sono e até mesmo beber muita água pode ser ruim. “Beber muita água ou outros líquidos antes de ir para cama é um problema e pode fazer com que uma pessoa acorde várias vezes à noite para ir ao banheiro, interrompendo o sono”, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.
Para garantir uma noite de sono sem interrupções, é importante ir ao banheiro antes de se deitar para dormir. E como manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde e para a prevenção de diversas doenças, procure beber bastante água e sucos ao longo do dia, mas evitando o consumo de líquidos, no mínimo, uma hora antes de dormir.
Durante o sono, o funcionamento de vários órgãos do corpo é alterado e o metabolismo fica mais lento. “A recomendação é fazer uma refeição mais leve no jantar. Não precisa cortar o jantar. O corpo também queima calorias durante o sono e precisa de nutrientes para manter funções vitais à noite”, explica o médico.
O ideal é que o jantar seja feito cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama. Shigueo diz que é preciso evitar comidas gordurosas e alimentos com cafeína, como chocolate, café, chás e refrigerantes. Essa substância atrapalha o início e a manutenção do sono por ser um potente estimulante do sistema nervoso.
Foto: Shutterstock