O tratamento que visa combater a infecção da H. pylori é feito, principalmente, com o uso regrado de antibiótico específico. No geral, este tipo de remédio começa a fazer efeito em poucos dias, quando você respeita corretamente os horários estabelecidos pelo médico para tomar a medicação. Caso isso não aconteça, a melhora tende a vir com demora ou nem mesmo acontecer.
O tratamento para erradicação do H. pylori é feito com medicação específica e antibióticos. “Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito. Mesmo assim, as alterações gástricas secundárias à bactéria tendem a melhorar após pelo menos uma semana do tratamento”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Além do uso do antibiótico, outras medidas também são importantes no tratamento contra a ação da bactéria H. pylori, principalmente em relação à higiene pessoal, já que a infecção se origina do contato com saliva, fezes ou alimentos contaminados. “Manuseio adequado dos alimentos, ingestão de água filtrada e sempre realizar lavagem das mãos antes das refeições são medidas importantíssimas”, afirma o especialista.
A H. pylori é uma bactéria que atua no estômago, trazendo bastante desconforto local, principalmente com dor. Um dos maiores riscos dessa infecção é a formação de úlceras, que são lesões que provocam essas dores intensas. Como o quadro tem algum grau de seriedade, o quanto antes você buscar o diagnóstico e iniciar o tratamento, maiores serão suas chances de recuperação rápida.
Já que a infecção gerada pelo H. pylori resulta em dor importante, é indicado também o uso de medicamentos específicos para amenizar esse desconforto. Pode ser recomendada ainda mudança na alimentação, visando irritar o mínimo possível o estômago já comprometido. Portanto, alimentos muito gordurosos, café, refrigerante, frutas ácidas, entre outros, podem ser cortados da dieta momentaneamente.
Foto: Shutterstock