Meteorismo intestinal: o que pode causar o excesso de gases

O meteorismo intestinal é um transtorno digestivo com sintomas que representam mal-estar intestinal generalizado. Se caracteriza pelo acúmulo de gases no cólon em função de fermentação intestinal excessiva. É considerado, em alguns casos, uma consequência da aerofagia, que é a deglutição de ar excessiva durante a alimentação.  

“O meteorismo se refere à distensão, ao som e ao desconforto causados pelo acúmulo de gases no sistema digestivo. Em uma menor proporção, esse excesso de gases ocorre por distúrbios alimentares como a aerofagia, que acontece quando engolimos ar inconscientemente pela ansiedade ou por comer muito depressa”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves.

Causas do meteorismo intestinal

“Quando temos algum distúrbio na absorção dos alimentos, como na intolerância à lactose, esses alimentos fermentam pela ação das bactérias no intestino provocando gases e seus sintomas. As bebidas gaseificadas, como cerveja e refrigerantes, também pioram esse problema do meteorismo”, afirma o médico.

Dentre as principais causas do meteorismo, estão:

Principais sintomas de meteorismo

Pode-se destacar, como sintomas do meteorismo:

Como tratar meteorismo:

A adoção de hábitos alimentares saudáveis é uma das estratégias essenciais para tratar este quadro. Além disso, é importante:

O meteorismo causa riscos à saúde?

Para prevenir o meteorismo é necessário primeiro descobrir a sua causa. Depois disso será possível evitá-lo. “Apesar de ser desconfortável e levar à perda de qualidade de vida, o meteorismo em si não representa nenhum perigo. Porém, sua causa pode gerar risco para a saúde, então é importante que a avaliação médica seja feita”, destaca o Dr. Gonçalves.