O que é hipertrofia ventricular esquerda e qual é sua relação com a hipertensão?

Herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples, que pode afetar tanto os lábios e a área ao redor da boca quanto a região genital. A manifestação do vírus começa pela febre, que só costuma estar presente na primeira crise, passando por sintomas como coceira e ardência, até aparecerem as bolhas e feridas que caracterizam a infecção.

Maior parte da população infectada não sabe que tem herpes


No entanto, não são todas as pessoas infectadas pelo herpes que apresentam os sintomas. De acordo com a dermatologista Marcela Benez, “nem todo mundo que entra em contato com o herpes desenvolve a doença, porque o corpo cria imunidade e combate o vírus”. Ou seja, muitas pessoas nem mesmo sabem que o vírus está dentro do seu organismo.  

“Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o herpes simples é uma infecção viral comum, para a qual 99% da população adulta já adquiriu imunidade na infância e na adolescência, tendo infecção assintomática ou um único episódio, obtendo resistência ao vírus para toda a vida”, afirma a médica.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Saiba como é feita a prevenção às crises


Entretanto, mesmo quem nunca apresentou os sintomas da doença pode tê-los em algum momento da vida, já que existem fatores capazes de desencadear uma crise do vírus. Estresse e exposição exagerada ao sol são alguns exemplos e devem ser evitados. O estado febril e o período pré menstrual também são fatores desencadeantes do herpes.

Além disso, também é importante para evitar o surgimento dos sintomas, já que ajuda a manter o sistema imunológico em pleno funcionamento. O consumo de trigo, laranja e aveia deve ser evitado, já que são alimentos ricos em arginina, aminoácido que facilita a replicação do vírus. , por outro lado, devem estar presentes nas refeições.

 

Foto: Shutterstock