Por que o acúmulo de gases no intestino pode causar dores abdominais?

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases. O inchaço é maior conforme a intensidade do acúmulo de gases abdominais, assim como a dor”, explica a gastroenterologista Mônica Sperandio Romanelli.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos


As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa. Entretanto, o desconforto tende a diminuir quando o organismo começar a eliminar o excesso dos gases intestinais.

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico. A presença de gases intestinais junto a sintomas como febre e aperto no peito também deve ser investigada por um especialista.

Dores causadas por gases intestinais podem ser tratadas com medicamentos


Alguns cuidados com a alimentação são importantes para evitar o acúmulo de gases e seus sintomas. “Existem alimentos que causam mais intolerância alimentar e flatulência que podem ser evitados, como grãos, couve, ovo, repolho e brócolis. Até o leite e o trigo podem causar flatulência”, afirma Mônica.

Evitar o consumo de bebidas gaseificadas, como refrigerantes e água com gás, também é uma importante medida preventiva. Quando o paciente já está sofrendo com o problema e seus sintomas, medicações como simeticona e a dimeticona, podem ser prescritas por um profissional. São substâncias que rompem as bolhas de gases no aparelho digestivo e facilitam sua eliminação.
Dados da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN): http://www.sbmdn.org.br/gases-intestinais/
Foto: Shutterstock