Quais alimentos não são indicados para quem está com a garganta inflamada?

A inflamação na garganta pode ocorrer por diferentes motivos, como gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite, e provoca sintomas incômodos ao paciente. Dentre esses sinais, destacam-se tosse seca e irritativa, dor ao engolir ou falar, inchaço, mau hálito, vermelhidão e febre. Como a ingestão de alguns alimentos e até mesmo bebidas geladas pode piorar ainda mais o quadro, é importante ter atenção na dieta.    

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso


“Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet. Além disso, o excesso de açúcar e de gordura nos alimentos pode prejudicar ainda mais a inflamação na garganta.

Como já comentado, a inflamação de garganta é causada, principalmente, por quadros como amigdalites e faringites de origem viral, muito associadas aos resfriados e às viroses. Para determinar exatamente o que ocasionou a inflamação, o correto é, antes de tudo, buscar um diagnóstico preciso. “A partir daí os medicamentos podem ser selecionados, desde gargarejos e anti-inflamatórios até antibióticos, estes para casos específicos”.

Modos de tratar a garganta inflamada


Para curar a garganta inflamada é necessário, primeiramente, evitar fazer esforços e repousar cerca de três dias, caso haja febre. Além disso, algumas medidas caseiras podem ser bastante úteis para amenizar a inflamação. Alguns exemplos são: fazer gargarejo com água morna e sal, tomar chá de limão com mel e gengibre e tomar vitamina de morango com mel.

A ingestão de certos alimentos também pode ser benéfica para quem deseja curar a inflamação na garganta. Ovos mexidos, cenoura cozida e sopa de frango, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias muito importantes para esse contexto. A banana é outra ótima opção, pois, além de contar com vários bons nutrientes, como vitamina C e potássio, não incomoda nem um pouco a garganta ao ser engolida.   
Foto: Shutterstock