As parasitoses intestinais são, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), um problema de saúde grave entre os países em desenvolvimento. São infecções causadas por vermes e protozoários que se depositam no intestino humano. Para aliviar os sintomas e evitar complicações, é importante procurar ajuda médica para iniciar o tratamento, que não costuma demorar muito para fazer efeito.
Segundo a Doutora Diana, uma das melhores medidas é a prevenção, que envolve hábitos para evitar a auto-infestação. É importante manter as mãos sempre higienizadas com água e sabão, mas principalmente antes de comer e manipular alimentos e depois de ir ao banheiro. Atente-se também a:
No entanto, o uso de medicações também é uma parte importante do tratamento contra vermes e parasitas. Em geral, é feita a administração de anti – parasitários que devem ser prescritos por médicos. Por esse motivo, faz-se importante consultar um especialista.
“O tratamento depende da idade do paciente, do tipo de parasitose intestinal e do quadro clínico. Cada parasita responde melhor a um certo tipo de tratamento, por isso, a pesquisa e diagnóstico específico da parasitose antes do tratamento são tão importantes”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros. A indicação de antiparasitários de amplo espectro é feita quando for difícil fazer exames para detectar o tipo exato de parasita.
Já para o tratamento da giardíase, por exemplo, os médicos indicam o uso de substâncias tóxicas a alguns tipos de bactérias e protozoários, prejudicando a síntese de seu DNA. Nas crianças, a medicação deve ser repetida alguns dias após o primeiro uso e alguns profissionais recomendam também o tratamento dos familiares.
“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.
Já a duração total do tratamento contra vermes intestinais varia de acordo com o tipo de parasita. “Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.