Quais sinais podem indicar que sua noite de sono não está sendo suficiente?

Uma noite de sono ruim muitas vezes não precisa de sinais para ser percebida. Se você sente que não adormeceu plenamente durante todo o período e desperta muitas vezes ao longo da noite, saberá exatamente o motivo de acordar se sentindo cansado. Mas é possível também não perceber nada de anormal durante o sono e passar o resto do dia cansado.

Principais sinais da noite de sono insuficiente


Neste segundo caso, os sinais de que o sono não foi suficiente aparecem depois, no decorrer do dia. “Acordar sem disposição,
sonolência diurna, irritabilidade, cansaço, menor rendimento no trabalho e estudos, dificuldades de concentração, menos controle emocional, problemas de memória são alguns exemplos desses sinais. No longo prazo isso pode trazer consequências mais graves”, informa o neurologista especialista em sono Shigueo Yonekura.
Segundo o Dr. Franco Martins, especialista em medicina do sono e pneumologista, uma noite de sono ruim atrapalha o funcionamento do cérebro. “Durante o sono ocorre uma verdadeira limpeza de substâncias químicas acumuladas durante o dia, o que deixa o cérebro restaurado para se concentrar e ter bom desempenho. Quando o sono está inadequado, esse acúmulo aumenta, prejudicando a performance cerebral”, explica o médico.
Isso resulta nos sinais antes mencionados – queda da capacidade de concentração, aprendizado e memória, irritabilidade, sonolência diurna etc. “Esses sinais, inclusive, são responsáveis por acidentes, devido a cochilos indesejados ou falta de atenção. Quem dorme menos do que devia também tende a envelhecer mais rápido”, afirma o Dr. Franco.

Benefícios de dormir bem

Portanto, ter uma noite de sono adequada é essencial para o bom funcionamento do organismo e a saúde de um modo geral. “Quando dormimos bem, o nosso sistema imunológico sai reforçado, os níveis de estresse e ansiedade baixam e a pressão arterial fica regulada”, informa o Dr. Shigueo. Quem sofre com problemas de sono deve recorrer a um especialista que indique o tratamento adequado, o qual muitas vezes se baseia no uso de medicamentos.

Foto: Shutterstock