Ao contrário do que muitos acreditam, pegar chuva não faz as pessoas ficarem doentes. Geralmente, doenças como gripes e resfriados são causadas por microrganismos, como os vírus, se não houver contaminação por esses agentes, um “banho” de chuva não irá provocar enfermidade alguma.
Tomar chuva não causa gripes e resfriados, essas enfermidades são causadas por vírus ou bactérias, sendo assim, tomar chuva não é um fator de contaminação.
“Infecções sempre são causadas por vírus, bactérias e fungos. As infecções mais atribuídas à chuva são as gripes e resfriados causadas por vírus. Esses agentes são transmitidos por gotículas eliminadas por pessoas contaminadas e se alojam na mucosa do nariz. A partir daí ficam aguardando o momento de infectar o organismo”, explica a infectologista Roberta Rodrigues.
É preciso ter cuidado com a chuva quando ela surge combinada com o frio, pois a queda da temperatura corporal pode baixar a imunidade, deixando o organismo mais vulnerável ao ataque de vírus, o que pode ocasionar o resfriado se o vírus estiver presente na mucosa respiratória. “Nosso corpo deve estar preparado para dias de chuva combinada com o frio. É importante se proteger do esfriamento do corpo”, afirma a médica.
As roupas podem ser decisivas para o conforto e proteção. Então, se a chuva é esperada, vale usar tecidos impermeáveis e, de preferência, respiráveis, principalmente pensando nos esportistas que se exercitam mesmo na chuva. “Não há nenhum problema quanto aos corredores se exercitarem na chuva, desde que tenham atenção a esse tipo de cuidado”, esclarece.
Após um banho de chuva, é recomendado trocar de roupa e tomar um bom banho morno para ajudar a manter a temperatura corporal estável. “Esses cuidados evitam que a roupa molhada ‘esfrie’ o corpo, alterando o sistema imunológico e facilitando a infecção viral, se já presente. Vale acrescentar que é muito mais fácil nos contaminarmos em ambientes fechados do que ao ar livre”, informa Roberta.