Ter tosse com sangue pode ser assustador para quem está doente. Afinal de contas, várias possibilidades passam na cabeça, muitas delas preocupantes. Mas o que pode ser tosse com sangue? A equipe do Cuidados Pela Vida conversou sobre esse assunto tão importante com o médico pneumologista do Hospital Felício Rocho Leonardo Meira, que falou sobre o problema e nos ajudou a elencar 5 motivos que podem causar a tosse com sangue. Confira!
Tosse com gosto de sangue? Entenda o que isso quer dizer
A tosse com sangue, também conhecida pelo termo técnico hemoptise, não pode indicar um diagnóstico preciso sozinha. Segundo o Dr. Leonardo, ela pode ter diversas motivações. “Algumas causas são mais simples, como as infecciosas, mas outras podem estar relacionadas a doenças com maior gravidade, portanto, deve ser avaliada por um profissional para esclarecimento”, explica o médico.
Volume de sangue pode indicar a gravidade do caso
Também é importante para o médico que avalia a tosse com sangue a quantidade e a forma da secreção, conforme o pneumologista afirma. “Quando relacionadas a um grande volume, pode representar risco à saúde cardiopulmonar do indivíduo, precisando de atendimento imediato”, diz Leonardo. A medida de referência para grande volume seria mais ou menos o suficiente para preencher um copo americano, segundo o médico.
Isso não quer dizer que, se há pouco sangue, você deva ignorá-la. “Mesmo as de pequeno volume, ocorrendo repetidamente e com outros sintomas – comprometimento respiratório, queda da oxigenação, entre outros – pode participar de uma série de condições que, associadas, caracterizam gravidade”, explica Leonardo.
Vômito com sangue e feridas podem ser confundidas com tosse com sangue?
Leonardo também ressalta que, muitas vezes, a hemoptise pode ser confundida com outro quadro semelhante – o vômito com sangue ou hematêmese. Também é possível, segundo o médico, que o sangue surja oriundo de algum sangramento ou ferida nas vias aéreas superiores – nariz, faringe, garganta etc. “Essas são condições distintas das que vem das vias aéreas inferiores, que seria a causa da tosse com hemoptise”, explica o médico.
“Portanto, as duas condições que podem trazer a similaridade é um sangramento de nariz e estruturas ali de garganta de orofaringe, em que o paciente pode deglutir o sangue e tossir trazendo esse sangue, ou pode de ter uma situação com vômito, que seriam uma situação de estômago – esôfago, duodeno etc”, esclareceu o médico.
O que pode ser tosse com sangue?
O pneumologista indica que alguns eventos podem ser os causadores da tosse com sangue. “Ela pode estar relacionada a neoplasias pulmonares, corpos estranhos, lesões endobrônquicas e também a bronquiectasias, infecções pulmonares e inflamações brônquicas”, aponta o Dr. Leonardo.
Saiba um pouco mais sobre alguns dos problemas elencados pelo médico.
A pneumonia é uma das doenças respiratórias mais conhecidas entre a população e caracteriza-se por uma infecção na região dos pulmões. Ela pode ser viral ou bacteriana e acometer um ou dois pulmões. Seus principais sintomas são febre alta, dor na região torácica, falta de ar, tosse constante e, por vezes, com sangue. A pneumonia é uma doença séria e precisa de atendimento médico. Caso não curada, pode ser fatal.
A bronquite é uma condição inflamatória dos brônquios que pode ser desencadeada por fatores externos, como a inalação de fumaça, ou internos, por um vírus ou uma bactéria. Os principais sintomas da bronquite incluem chiado no peito, tosse carregada, falta de ar e irritação na garganta. Em muitos casos, é necessário fazer uso de nebulizador e corticoesteroides.
A tuberculose é uma doença que pode se apresentar em diversos locais do corpo, mas afetam prioritariamente os pulmões. Altamente contagiosa, um dos principais sintomas é a tosse seca acompanhada de sangue – muitas vezes de pus – e contínua. Febre, sudorese noturna e falta de apetite são alguns dos sintomas clássicos. Apesar de grave, a tuberculose tem tratamento, disponível gratuitamente pelo SUS.
Muitas vezes, algumas doenças infecciosas podem deixar lesões nas paredes do pulmão e dos brônquios, gerando lesões. Esse problema também pode ser causado por um golpe forte, um acidente ou outro evento traumático. As lesões endobrônquicas, além de desconforto e falta de ar, podem gerar secreção, causando a tosse com sangue.
A bronquiecstasia é, na verdade, uma condição causada por outra doença respiratória. Caracterizada pelo alargamento irreversível dos brônquios, ela pode causar outras lesões na região e também causam tosse com sangue. A pessoa com bronquiecstasia pode apresentar tosse crônica, dor torácica e episódios frequentes de pneumonia. Esse quadro necessita de acompanhamento especializado de um pneumologista.
Como curar a tosse com sangue?
O tratamento para a hemoptise vai depender muito do que a está causando. Entretanto, é importante entender que o sangue ao tossir é sim um sinal de alerta e que você deve procurar a emergência quanto antes. A tosse com gosto de sangue, mesmo que você não observe a secreção, também merece sua atenção e deve ser conversado com o seu médico.