Os brônquios são vinculados a vários problemas de saúde, como bronquite, bronquiolite e broncoespasmo. Mas você sabe qual é a função dessas estruturas no corpo? Quem explica é o pneumologista Ramiro Sienra: “Esses órgãos fazem parte das vias áreas, um sistema de tubos biológicos no nosso sistema respiratório que levam ar do meio externo para o pulmão”.
O corpo humano é dotado de dois brônquios, o esquerdo e o direito, localizados logo abaixo da parte inferior da traqueia, no meio do tórax. Eles são responsáveis por fazer a conexão da traqueia com os pulmões, conduzindo o ar. Os brônquios se dividem progressivamente em ramificações menores até atingirem tamanhos muito pequenos, recebendo o nome de bronquíolos.
O mau funcionamento dos brônquios pode gerar prejuízos ao corpo.”Em situações em que os brônquios perdem sua função, eles geralmente se estreitam e produzem mais inflamação e catarro, diminuindo seu calibre e dificultando a passagem do ar”, alerta Ramiro. O problema pode provocar tosse, chiado na respiração, falta de ar e causar até mesmo insuficiência respiratória.
Diversas doenças podem afetar os brônquios. No entanto, entre as mais comuns estão a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC. Na asma, os brônquios são bastante sensíveis e iniciam um processo inflamatório ao entrar em contato com micro-organismos e substâncias estranhas, como poeira e pólen. Na DPOC, a inflamação é causada pelo cigarro, na maior parte dos casos.
Ao perceber qualquer sintoma, se consulte com um médico, já que é importante cuidar da saúde dos brônquios. Medidas como não fumar e não permanecer em locais com muita poluição são importantes para preservar as funções dos brônquios. Procure manter a casa sempre limpa e arejada, evitando tapetes e carpetes ou, pelo menos, aspirando com frequência.
Foto: Shutterstock