Yoga é uma palavra sânscrita que significa união, é popularmente visto como um conjunto de exercícios que visam o equilíbrio físico e mental, ou seja, a união corpo-mente. É uma tradição surgida na Índia há aproximadamente 5000 anos, o Yoga tem seus primeiros registros no texto Yoga Sutras, sistematizado aproximadamente em 150 d.C. por Maharishi Patanjali, linguista da ciência indiana.
Em uma época em que o culto ao corpo está em alta, o yoga vai além de ser apenas uma prática saudável. Suas posturas e exercícios vão muito além da vaidade, pois estimulam o equilíbrio, a força, hábitos saudáveis e pensamentos positivos.
O yoga praticado atualmente em parques e academias é, na verdade, uma tradição milenar. Seus exercícios e posturas têm como objetivo controlar o estresse, a ansiedade e as dores físicas em todo o corpo, especialmente na coluna. Sua prática regular melhora o equilíbrio mental, psicológico e físico promovendo uma sensação de bem estar geral que aumenta a disposição e a saúde.
Yoga é uma forma de exercício de baixo impacto que pode ser facilmente adaptada para pessoas de todas as idades e níveis de experiência. É uma atividade flexível o suficiente para ser modificada de acordo com as necessidades individuais. Além disso, a prática do yoga tem demonstrado ter uma baixa incidência de efeitos colaterais, um baixo risco de lesões e não há interações conhecidas com medicamentos prescritos.
Tipos de Yoga
Diversos caminhos podem levar à realização dos objetivos maiores do Yoga. Cada um desses caminhos é um ramo ou um dos componentes desse sistema complexo e abrangente. Temos abaixo, os quatro principais tipos de Yoga. As lições de cada um dos tipos devem ser integradas para alcançar a sabedoria e a libertação.
Hatha Yoga - Trata-se de uma vertente do yoga que proporciona benefícios tanto ao corpo quanto à mente por meio de posturas psicofísicas (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas), meditação, relaxamento e outras práticas;
Jñana Yoga ou Gyana Yoga – Conhecido como o caminho da sabedoria, destaca o uso do discernimento como meio para alcançar a libertação espiritual. Essa prática envolve o estudo dos textos sagrados da tradição do Yoga, juntamente com meditações. Também referido como “Yoga do conhecimento”, é amplamente reconhecido como uma das práticas mais significativas dentro do Yoga, pois direciona diretamente ao objetivo final, que é o autoconhecimento.
Karma Yoga – É o caminho da ação, onde a ênfase está na atitude adotada em relação a cada ação realizada. Essa prática envolve a compreensão de que todas as ações podem se tornar sagradas quando abordadas com presença e atenção plenas. Agimos com consciência e respeito, reconhecendo o valor de tudo e de todos que nos cercam.É a disciplina de domínio total do corpo e da mente, para aquisição da emancipação total do espírito. Essa doutrina é conhecida como Karma Yoga.
Bhakti Yoga – A palavra “bhakti” é um termo sânscrito que significa devoção. Essa é uma a prática devocional, principalmente através de amor e compaixão. A devoção pode ser vista como a entrega ao divino que existe em cada um de nós e em tudo. Relaciona-se com o Amor, compreendendo-o como a própria realidade, o espaço, ou mesmo o infinito;
Abaixo temos outros tipos de Yoga onde sua prática também tem crescido no Brasil devido aos inúmeros benefícios que apresentam aos praticantes:
IIengar Yoga - O destaque dessa modalidade está na permanência nas posturas. É uma prática que enfatiza a proteção e é recomendada para alunos com limitação de movimento;
Vinyasa Yoga - Consiste em uma sequência fluida de posturas, criando uma meditação em movimento. Seu objetivo principal é alinhar os praticantes nos aspectos corpo e mente;
Benefícios do Yoga
Incorporar o yoga na sua rotina pode ser benéfico para aprimorar a consciência corporal através de posturas que fortalecem o corpo e técnicas de respiração, seja ao manter uma posição estável ou se movimentar no espaço. Além disso, a prática do yoga também pode contribuir para o aumento da autoconfiança e a redução da ansiedade.
Abaixo os principais benefícios dessa prática:
O yoga melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade:
Movimentos lentos e respiração profunda aumentam o fluxo sanguíneo e aquecem os músculos, enquanto manter uma postura pode aumentar a força;
O yoga beneficia a saúde do coração:
A prática regular do yoga pode reduzir os níveis de estresse e inflamação em todo o corpo, contribuindo para corações mais saudáveis. Vários dos fatores que contribuem para doenças cardíacas, incluindo pressão alta e excesso de peso, também podem ser tratados por meio do yoga;
Contribuições filosóficas:
Desenvolvimento de cultura de paz (prática da não violência) e estilos de vida e valores que promovem uma maior tolerância no meio social;
Equilíbrio do sistema nervoso:
Há ásanas, as chamadas bandha-asanas, que atuam diretamente no sistema nervoso autônomo, propiciando a calma. Outras posturas, como a posição invertida e a vela (em que o corpo praticante fica de cabeça para baixo), preparam o corpo para situações adversas, como tensão e estresse;
O yoga ajuda a controlar o estresse:
As evidências científicas mostram que o yoga auxilia no controle do estresse, saúde mental, atenção plena (mindfulness) e sono de qualidade;
Promove relaxamento profundo:
O pranayama é a chave para conectar nosso corpo à mente. Pranayamas são conhecidos como técnicas de respiração que elevam os níveis de energia vital (prana), reduzindo a atividade mental, trazendo calma e relaxamento profundo.
Estimula o bom funcionamento do corpo:
Estimula o funcionamento de todas as glândulas, da tireóide à hipófise e ao pâncreas, e dá força à coluna vertebral. É sabido pela medicina que a coluna mantém a saúde do ser humano. Dela, partem nervos que dão suporte para os sistemas neurovegetativo e nervoso. Com a coluna forte, você também vai ter emoções equilibradas.
Como fazer Yoga?
Chegue no horário marcado. Após o início da prática, é importante criar um ambiente propício para a introspecção (desligue ou coloque o telefone no modo silencioso). O yoga deve ser praticado em local arejado e silencioso ou com uma música suave de fundo.
Com um colchonete fininho, roupas bem confortáveis e pés descalços.
Durante a aula, não force seu corpo e respeite seus limites físicos e controlados;
Fique na postura pelo tempo que se sente confortável;
Também é recomendável evitar alimentos e líquidos pesados (como milk-shakes e vitaminas) nas duas horas que precedem a prática.
Respire apenas pelo nariz, de maneira suave e profunda;
Pela manhã, ao acordar, ou à tarde, depois de todas as atividades, são os melhores momentos para se fazer as sequências de ásanas, como são chamadas as posições da yoga.
Evite conversas durante a prática.
Durante a execução, a respiração deve ser feita somente pelo nariz, nunca pela boca. A respiração nasal acalma o ritmo de todo o corpo e facilita a concentração.
Tenha em mente que com persistência e frequência na prática, você verá resultados;