Qual é a diferença entre catarro amarelo e catarro verde

Qual é a diferença entre catarro amarelo e catarro verde?

A formação de catarro verde ou catarro amarelo no sistema respiratório, seja no trato superior (nariz, seios da face, laringe) ou inferior (brônquios, pulmões), é uma resposta a processos inflamatórios. “Com o início desses eventos, o muco presente no sistema respiratório aumenta e se mistura com os agentes agressores, formando o catarro. Via de regra, o catarro carrega um acúmulo de células de defesa e invasoras, dependendo da causa do quadro”, explica o Dr. Celso Dilascio, pneumologista e coordenador médico da You Saúde.
A tosse com catarro é um sintoma frequentemente associado a doenças respiratórias, podendo variar em cor e consistência, oferecendo insights valiosos sobre a saúde do paciente. A presença de variadas cores de catarros, geralmente está ligada a processos inflamatórios desencadeados por agentes como alergias, vírus ou bactérias. Para entender melhor sobre o assunto, o Cuidados Pela Vida convidou o especialista Dr. Celso Dilascio, a diferença de cada coloração de catarro. Veja só!

 

Cores de catarro: entenda as causas comuns e suas variações
As causas do catarro são diversas e podem variar desde condições alérgicas, como a rinite alérgica, até infecções como bronquite, sinusite, amigdalite, pneumonias e o tabagismo. Embora essas sejam as causas mais comuns, é fundamental considerar que existem outras menos frequentes, mas que podem estar relacionadas a determinados quadros clínicos.
A variação das cores de catarro, sendo catarro verde, catarro amarelo, catarro transparente ou outras tonalidades, não é necessariamente um indicativo isolado de gravidade. O que importa, segundo o Dr. Celso Dilascio, pneumologista e coordenador médico da You Saúde, “é a definição da causa (quadro etiológico), enquanto os critérios de gravidade geralmente envolvem febre, fraqueza, falta de apetite, entre outros.”

 

Catarro verde ou catarro amarelo: qual o significado de cada um?
Embora a cor do catarro não indique necessariamente a gravidade do quadro, ela pode oferecer pistas importantes sobre a sua duração e possível origem. “A cor do catarro fala muito mais sobre a duração do quadro do que sua gravidade. Catarro claro frequentemente está associado a eventos alérgicos ou infecções virais. Já as infecções bacterianas tendem a causar um catarro mais volumoso e de tonalidade esverdeada ou amarelada, acompanhado por sintomas como febre alta e alterações no ânimo, apetite e vigor físico”, acrescenta o Dr. Dilascio.

 

Tratamentos adequados para catarro verde e catarro amarelo
Cada condição subjacente que gera o catarro demanda uma abordagem terapêutica específica. Por exemplo, enquanto a sinusite bacteriana pode exigir tratamento com antibióticos, a rinite alérgica pode demandar o uso de antialérgicos. No caso de condições afetando os brônquios, o tratamento pode envolver o uso de broncodilatadores e corticoides, dependendo da necessidade e do diagnóstico estabelecido.

 

O que fazer para acabar com o catarro?
Manter as vias aéreas hidratadas é uma prática fundamental para o alívio dos sintomas. O Dr. Dilascio enfatiza: “Tomar bastante líquido, lavar o nariz com soro fisiológico e seguir o tratamento contínuo, quando necessário, são práticas recomendadas, especialmente em períodos de baixa umidade, como inverno e outono.”
Contudo, a presença de catarro persistente, associada a outros sintomas como febre persistente, coloração avermelhada, fraqueza, falta de apetite ou vômitos, requer atenção médica imediata. “A persistência desses sintomas por mais de 4 ou 5 dias pode indicar a necessidade de procurar auxílio médico para diagnóstico e tratamento adequados”, alerta o especialista.

 

Cores de catarro: quando procurar ajuda médica?
A presença de catarro por um curto período, em associação com alergias, resfriados ou gripes, não costuma ser motivo de preocupação, desde que se resolva rapidamente. Entretanto, se o catarro persistir por mais de 4 ou 5 dias, ou se estiver associado a outros sintomas como febre persistente, coloração avermelhada persistente, fraqueza, falta de apetite ou vômitos, é fundamental buscar auxílio médico para diagnóstico e tratamento.
Viu só como é importante entender a diferença entre o catarro amarelo e o catarro verde, bem como outras variações de cor? Agora você já sabe agir diante de sintomas persistentes ou graves e procurar ajuda médica para um tratamento adequado quando necessário.