A COVID-19 é a doença causada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2. Alguns de seus sintomas são considerados bastante subjetivos e, principalmente durante o período da pandemia, num momento de apreensão e dúvidas, podem ser confundidos com outras infecções e problemas de saúde. É o caso, por exemplo, das parasitoses intestinais.
“Sabe-se que a COVID-19 também pode apresentar manifestações digestivas em cerca de 15% dos casos. Estes sintomas digestivos são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e perda de apetite”, afirma a gastroenterologista Amanda Pereira Medeiros.
“Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças virais, intoxicação alimentar, dispepsia e até mesmo com verminose, apesar de que o novo coronavírus causa sintomas agudos e, normalmente, a verminose causa sintomas mais prolongados”, destaca a médica.
Para diferenciar a COVID-19 de uma parasitose intestinal, é fundamental prestar atenção aos outros sintomas provocados pelo novo coronavírus. Entre os mais importantes podem ser citadas a tosse, dor de garganta, dor de cabeça, perda de olfato e paladar e sensação de pressão no peito, que não costumam estar presentes em quadros de parasitoses intestinais.
Segundo Dra. Amanda, para ambas as doenças existem testes específicos: “Os testes mais usados para a pesquisa da COVID-19 são a pesquisa do antígeno pelo swab nasal e a pesquisa de anticorpos no exame sorológico, embora também seja possível detectar o antígeno nas fezes. Já a parasitose intestinal é mais comumente identificada pelo exame parasitológico de fezes”.
Para fazer esses exames, é preciso procurar auxílio médico, mas durante a pandemia do novo coronavírus, em casos de suspeita de COVID-19, a orientação do Ministério da Saúde é apenas solicitar ajuda se sentir falta de ar. Já se estiver com os sintomas típicos de uma parasitose intestinal, procure um médico especialista.
“Algumas dicas para as pessoas que estão com náusea, vômito e diarreia são se hidratar muito, evitar alimentações fortes e gordurosas e evitar laticínios”, aconselha a gastroenterologista. Se o diagnóstico médico confirmar uma parasitose intestinal, algumas medicações também poderão ser indicadas, como analgésicos e medicamentos específicos para combater o parasita.
Dados do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca