A úlcera gástrica, que atinge estômago, consiste em feridas relevantes nesses órgãos, comprometendo sua integridade e provocando dores importantes. Este sintoma característico do quadro pode ser intensificado por alguns fatores externos, como por meio da ingestão de determinados alimentos e pelo fato do estômago estar vazio.
“Umas das explicações para a associação entre estômago vazio e dor provocada pela úlcera é que quando o estômago está vazio a secreção ácida gástrica fica em contato direto com a parede inflamada (úlcera). Isso pode provocar irritação e dor”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Contudo, apenas se manter constantemente comendo algo não significa que o problema está resolvido. É preciso ter cuidado com o que será ingerido, pois algumas comidas e bebidas também podem contribuir para intensificar as dores. Café e outras bebidas com cafeína, álcool, refrigerantes e molhos/temperos fortes são alguns exemplos.
“Na presença de úlceras ativas, o ideal é uma dieta leve e fracionada, sem alimentos ácidos, sem frituras, além de evitar bebidas alcoólicas e gasosas”, afirma o especialista. Alimentos com fibras também são altamente indicados, assim como carnes magras, leite e derivados, nozes e castanhas.
Além da questão alimentar, é muito importante que os pacientes com úlcera estomacal busquem o tratamento medicamentoso adequado junto a um médico especialista para controlar as dores e demais sintomas. Como o problema muitas vezes se manifesta em função da infecção pelo H. pylori, é necessário buscar um remédio capaz de agir contra esta bactéria.