Quais são as características da giardíase? Como é o tratamento?

A giardíase é uma infecção intestinal causada por um parasita específico, o Giardia lamblia. O problema é causado pelo contato com água e alimentos contaminados por este agente infeccioso. Normalmente, o quadro é assintomático, ou seja, transcorre sem a presença de sintomas, e se encerra espontaneamente, em poucos dias. Quando há sintomas, a diarreia é o que mais chama atenção.

“O paciente infectado pelo Giardia lamblia pode permanecer assintomático ou pode apresentar quadros sintomáticos agudo ou crônico. No primeiro, é comum a presença de diarreia aquosa, náuseas e vômitos, além de febre baixa. Já na forma crônica a diarreia é prolongada, associada a dor abdominal após alimentação, e também há sinais de má absorção de nutrientes, como vitaminas e gorduras”, informa o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

Tratamento contra a parasitose

Conforme mencionado, a recuperação da giardíase costuma ocorrer naturalmente, com o passar dos dias, sem que nenhuma medida precise ser tomada. No entanto, nos casos mais graves pode ser recomendado o uso de medicamentos. “O tratamento é feito com medicamentos específicos. A duração do procedimento depende do remédio escolhido pelo médico, podendo variar de um a sete dias”, afirma o especialista.

Outras formas de tratamento e que também funcionam como prevenção da giardíase são os cuidados com higiene e com a ingestão de água e alimentos. Portanto, é fundamental sempre lavar as mãos antes das refeições, assim como os alimentos, durante o seu preparo. Quando for comer fora, opte sempre por estabelecimentos confiáveis. A ingestão de água de rio e mar, que pode ocorrer acidentalmente durante a natação nesses corpos d’água, também deve ser evitada para diminuir os riscos.

Risco da diarreia gerada pela giardíase para as crianças

Quando a giardíase cursa com diarreia, há o risco dos episódios durarem um tempo prolongado, algo em torno de duas semanas. A perda de líquido e nutrientes é sempre preocupante, especialmente no caso das crianças, que são o grupo que mais sofre com a infecção da Giardia lamblia. O desenvolvimento normal dos pequenos pode ser prejudicado caso essa diarreia não seja logo tratada.