Gripe na gravidez: conheça os riscos e saiba como se prevenir

Durante a gestação, as respostas imunológicas da mulher encontram-se diminuídas para evitar que o corpo materno considere o feto como um corpo estranho e então o rejeite. Porém, com esta redução fisiológica da imunidade, o organismo materno possui maior dificuldade para combater certos microrganismos causadores de doenças, como a gripe, e torna-se mais vulnerável a complicações.

Dentre os principais microrganismos potencialmente prejudiciais à gestante, podemos citar o vírus da Influenza, responsável pela gripe, pois a infecção por este vírus pode levar à internação hospitalar, pneumonia e até mesmo à morte. Portanto, diante dos riscos, prevenir-se é a melhor solução, sendo que o método mais eficaz de prevenção é a vacinação.

Atualmente, a vacina contra a gripe é administrada gratuitamente em todos os postos de saúde durante os períodos de campanha, conferindo proteção contra os tipos A (H1N1 e H3N2) e B do vírus da Influenza. Para gestantes, esta vacina pode ser administrada em qualquer semana gestacional e para as mulheres que acabaram de ter seus bebês, pode ser administrada até 45 dias após o parto.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a vacina contra a gripe não é prejudicial ao feto e também não é capaz de provocar a gripe nas pessoas, pois é produzida a partir de vírus inativados (mortos).

Além da vacinação, outros cuidados também podem ser levados em consideração para evitar a contaminação, sendo eles:

-Higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de alimentar-se e após tossir ou espirrar;

-Evitar o contato das mãos com os olhos, nariz e boca;

-Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres e copos, por exemplo;

-Manter o ambiente domiciliar limpo e arejado;

-Evitar ambientes fechados e aglomerados;

-Evitar contato próximo com pessoas diagnosticadas com gripe;

-Alimentar-se de forma variada e equilibrada;

-Ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia, exceto pessoas com restrição médica;

-Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;

-Utilizar lenços de papel descartáveis para limpar o nariz.

Referências: