A dor de garganta é um desconforto que pode ter origens distintas. Em muitos casos está associada a doenças infecciosas, sejam elas virais ou bacterianas, e às vezes ocorrem em função de uma inflamação. O tratamento do quadro vai depender da causa, então os métodos para recuperar uma infecção ou uma inflamação na garganta serão distintos. Para ajudar a explicar a diferença entre esses quadros, conversamos com o otorrinolaringologista Dr. Rodrigo Pozzi.
“Inflamação: é quando as células/tecidos estão em processo inflamatório, ou seja, o corpo está reagindo contra algo. Uma inflamação traumática, por gritar muito no futebol, é um exemplo.
Infecção: é algum microrganismo que está ‘agredindo’ a mucosa e/ou as estruturas da garganta”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.
O especialista indica que os sintomas são os mesmos independentemente de sua origem ser infecciosa ou inflamatória. Os principais são:
Dentre as principais causas de dor de garganta, estão:
A faringite e a amigdalite podem ter origem bacteriana, neste caso há a presença de pus. Caso a dor de garganta seja constante, é preciso investigação médica e tratamento especializado.
Dicas de como aliviar dor de garganta:
O tratamento da dor de garganta deve ser direcionado para a causa:
A prescrição de medicamentos deve ser feita por médico.