Existem diferentes tipos de infarto?

Um infarto ocorre quando o músculo do coração não recebe a quantidade necessária de sangue oxigenado, em função de uma obstrução na artéria coronária, que é o vaso responsável por fazer esse transporte até o músculo cardíaco. Esse processo pode acontecer de formas distintas, dependendo do nível de bloqueio da artéria coronária. O cardiologista Rafael Santos explica quais são os diferentes tipos de infarto. 

Conheça os diferentes tipos de infarto


O ataque cardíaco é normalmente dividido em dois tipos: quando acontece com obstrução total da artéria coronária e quando o bloqueio é apenas parcial. De acordo com o cardiologista, o infarto pode ser entendido sem a divisão em tipos. “Na verdade, eu não costumo falar em tipos de infarto, mas sim em
causas e graus de acometimento”.
Ele explica que os graus de acometimento do infarto variam quanto à artéria que foi afetada e em que local ela sofreu o bloqueio: “Dependendo desses fatores, pode haver dano a uma área extensa do músculo ou apenas a um determinado segmento dele”. Em relação às causas, ele destaca a doença aterosclerótica coronariana (placas de gordura), mas doenças crônicas, como a hipertensão, também desempenham um papel nesse sentido.

Conheça os fatores de risco e as causas de um infarto


“Apesar da principal causa do infarto do miocárdio ser a doença aterosclerótica coronariana, o episódio também pode ocorrer por outros motivos, como dissecção coronariana, embolia coronariana por uma endocardite infecciosa (infecção no coração), trombo no átrio esquerdo, anomalia congênita das artérias coronárias, dentre outros”, afirma.

Vale citar também os fatores de risco para a ocorrência do infarto e a importância de evitá-los para que o episódio não venha a acontecer. A predisposição genética não pode ser controlada, mas vários outros fatores podem ser contidos, como os hábitos não saudáveis. Abandonar o cigarro, comidas gordurosas e com muito colesterol, obesidade, estresse e alcoolismo e tratar doenças como diabetes e hipertensão são medidas fundamentais nesse sentido.

 

Foto: Shutterstock