A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda progressiva da massa óssea e, consequentemente, pelo enfraquecimento dos ossos do corpo, segundo o Ministério da Saúde. O pescoço faz a ligação entre a cabeça e o tronco e esta é uma das parte mais sensíveis do corpo humano. Será que a osteoporose pode provocar danos nos ossos também nesta área?
De acordo com o ortopedista Fábio Segall, a osteoporose afeta a saúde dos ossos da coluna cervical, a região do pescoço: “A osteoporose causa danos não só nos ossos da coluna cervical, mas também em outros. O resultado de um exame de densitometria óssea, quando apresenta osteopenia ou osteoporose, refere-se à qualidade de todo o organismo”.
As fraturas são a principal complicação da osteoporose e é na coluna que elas surgem com mais frequência, especialmente na região de transição tóraco-lombar, ou seja, logo abaixo da linha do sutiã. Nesta parte do corpo, as fraturas podem provocar compressão das vértebras, diminuindo a altura do paciente, além de gerar dores no pescoço e nas costas.
Outras partes do corpo bastante afetadas pelas fraturas da osteoporose são os arcos costais, mais conhecidos como costelas, os ombros, os punhos e a parte do fêmur proximal, na região do quadril. Nesta última área, as fraturas oferecem risco de imobilização prolongada, o que reduz consideravelmente a qualidade de vida, especialmente nos idosos.
A melhor forma de evitar que a osteoporose danifique os ossos da região do pescoço e também de outras partes do corpo é fazer o tratamento corretamente. “Manter-se no peso ideal, com atividades físicas e alimentação saudável, fazer exames médicos regulares para avaliar a necessidade do seu organismo de nutrientes e, assim, fazer as reposições necessárias” são algumas medidas citadas por Dr. Segall.