Existem exercícios que podem ajudar no tratamento da osteoartrite nos dedos e nas mãos?

As mãos e os dedos estão entre as partes do corpo mais afetadas pela osteoartrite. Com o desenvolvimento da doença, esta área sofre com a inflamação e a dor, que atrapalham a rotina. Uma parcela do tratamento da osteoartrite consiste na prática de exercícios físicos, mas será que existem movimentos capazes de ajudar especificamente essa região?

Exercícios ajudam pouco no tratamento da osteoartrite das mãos e dos dedos

Segundo o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte João Felipe Franca, até existem exercícios físicos que podem ser feitos para amenizar os sintomas nas mãos e nos dedos e ajudar no tratamento. No entanto, a melhora é pequena.

“As evidências científicas são de baixa qualidade amostral e técnica e mostraram efeitos benéficos pequenos, sugerindo que o exercício reduz a dor nas mãos e a rigidez das articulações dos dedos e melhora a função da mão”, afirma o médico.

Para Dr. Franca, os melhores exercícios para auxiliar o tratamento da osteoartrite nos dedos e nas mãos são aqueles que visam melhorar a força muscular, a mobilidade, a estabilidade e a função das articulações, ou ainda combinando todos os objetivos, dependendo do caso.

Aprenda a fazer um exercício para amenizar as dores nas mãos

Veja um exemplo:

– Espalmar a mão em cima de uma mesa com os dedos esticados e bem abertos. A outra mão pode ajudar, em especial, no caso do dedo polegar;

– com a ponta do dedo polegar, tente alcançar a raiz do dedo mínimo e faça força contra ele, tentando contar até 10;

– tente colocar as pontas do dedo polegar e indicar uma contra a outra e tente desenhar uma argola perfeita; Treine com o gargalo de uma pequena jarra, fazendo força e contando até 10.

“Para defender suas mãos e para que possa continuar fazendo tarefas domésticas e pessoais do dia a dia, existem alguns apetrechos que facilitam a vida, como argolas, clipes de papel e prendedores de cabelo, que podem ajudar no manuseio de chaves, maçanetas e torneiras”, recomenda o especialista.