A caminhada pode auxiliar no tratamento da osteoartrite nos joelhos em idosos?

A osteoartrite, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), é uma doença que afeta mais as mulheres, mas está presente em ambos os sexos, sendo mais comum em pessoas acima dos 60 anos de idade. A prática de exercícios físicos, sob orientação profissional, é importante para a eficácia do tratamento da osteoartrite nos joelhos e isso inclui a caminhada.

Caminhada pode ajudar no tratamento da osteoartrite nos joelhos

“Na osteoartrite, o ideal é que nós façamos atividades aeróbicas sem impacto para a articulação e com enfoque importante no fortalecimento muscular“, afirma a reumatologista Licia Mota. A caminhada, em alguns casos, pode impactar as articulações. Ela não é uma atividade proibida, mas existem outros exercícios mais interessantes.

Dra. Licia explica que a indicação da caminhada deve ser feita de acordo com a força muscular do paciente e com o grau de acometimento das articulações. “A caminhada pode ser feita, desde que realizada da forma adequada, sem sobrecarga, sempre com orientação individualizada e evitando inclinações muito grandes e velocidades maiores”, diz a especialista.

Musculação e hidroginástica ajudam no tratamento

A médica cita como exemplos de outras atividades a hidroterapia, hidroginástica, natação, musculação, pilates e bicicleta com baixa carga, que oferecem maior proteção às articulações do joelho e que aumentam a massa muscular da coxa, em especial do quadríceps, um músculo muito importante para os joelhos.

Além da prática de exercícios físicos, outras medidas importantes para que o tratamento da osteoartrite nos joelhos seja bem-sucedido são o uso de medicamentos, como os condroprotetores, suplementação de colágeno, controle do peso corporal e auxílio de diversos tipos de profissionais, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.