Estar com o nariz entupido é uma das queixas mais comuns em pacientes com infecções respiratórias, mas também pode ser resultado do acúmulo de muco na região sem estar relacionado a doenças. O sintoma pode causar desconforto intenso por causa da falta de ar que provoca. A sauna pode ajudar a desentupir o nariz, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados.
“A umidade e o calor da sauna podem desentupir o nariz, mas de uma maneira passageira e superficial. Por ser um ambiente fechado, pode favorecer a transmissão de uma doença respiratória”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Penatti. Para se prevenir, o especialista aconselha a não ir a uma sauna em que um dos frequentadores esteja com um quadro de gripe ou de resfriado.
Caso tenha notado os sintomas de alguém quando já estiver na sauna, a recomendação é fazer a eficiente higiene nasal depois de sair. “Sugere-se uma lavagem nasal caprichada com soro fisiológico para reduzir o contato dos germes com nossa mucosa nasal”, diz o profissional. Aplique o produto em temperatura ambiente no canto do nariz, retirando todo o muco de dentro das narinas.
Quem está com dificuldade para respirar pode desentupir o nariz durante um banho com água morna ou quente, que muda a consistência do muco nasal e facilita sua eliminação. O ambiente do chuveiro reúne a umidade e o calor presentes em uma sauna, mas no conforto do banheiro de casa e sem o risco de transmissão de infecções respiratórias.
Não se preocupe em machucar o nariz com a água quente. Ela não provoca lesões, desde que não seja inalada ou aspirada e, claro, desde que não esteja em temperaturas extremas. A água fria, por outro lado, não funciona muito bem para promover a limpeza do nariz, mas ajuda a contornar o tempo seco e a higienizar a área nasal externa.
Foto: Shutterstock